Atividades de estimulação sensorial na quarentena

O período de quarentena é essencial no combate à propagação do coronavírus. Com as crianças em casa, os pais têm que se desdobrar para dar continuidade às tarefas da escola e estabelecer uma nova rotina.

Para as crianças com autismo, o isolamento social traz ainda mais desafios, pois além da escola, elas fazem outras terapias que são essenciais para o seu bem-estar. Cada criança irá reagir de um jeito, dependendo da intensidade e gravidade do espectro.

Em primeiro lugar, é importante que as crianças compreendam o que está acontecendo —  porque sua rotina teve que ser transformada. Os pais devem ter cuidado ao passar as informações, apenas as necessárias, sem criar alardes para não deixar a criança ansiosa.

Veja, neste artigo, algumas atividades de estimulação sensorial para fazer com as crianças com autismo na quarentena.

Estimulação sensorial no autismo

As crianças com autismo podem ter uma hipersensibilidade e se irritar com barulhos altos e determinados toques. Os desafios sensoriais que as crianças com autismo enfrentam interferem no aprendizado e em sua vida diária.

As atividades sensoriais, normalmente desenvolvidas pelo Terapeuta Ocupacional, podem e devem ser trabalhadas em casa, sempre sob supervisão de um profissional. No momento, muitos estão atendendo online, o que não compromete os bons resultados.

Durante a quarentena os pais podem realizar atividades de estimulação sensorial com seus filhos, em casa. Muitas brincadeiras promovem a estimulação sensorial e ajudam a criança com autismo em vários aspectos de seu desenvolvimento.

A importância da estimulação sensorial

Nós experimentamos o mundo através das informações sensoriais e das emoções. O nosso cérebro recebe essas informações e as processa, criando respostas. As crianças com autismo podem ter dificuldade em organizar e responder às informações sensoriais. 

Os cinco sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato, todos conhecemos. No entanto, existem outros dois que são trabalhados na integração sensorial que envolvem movimento e equilíbrio: proprioceptivo e vestibular.

O sentido proprioceptivo tem a ver com o reconhecimento do próprio corpo, seus limites e sua força. O vestibular, com o equilíbrio. Todos eles são trabalhados nas atividades de estimulação sensorial nas crianças com autismo.

Estimulação Sensorial em casa

Para pensar as melhores atividades de estimulação sensorial para o seu filho, converse com o Terapeuta Ocupacional, caso ele seja acompanhado por esse profissional. Ele pode ter todo um planejamento e pode ser muito importante que te oriente como dar prosseguimento em casa.

Caso você não conte com o apoio desse profissional, preparamos algumas sugestões de atividades de estimulação sensorial para fazer em casa na quarentena. Confira!

Atividades de estimulação sensorial

Pintura com os dedos

Prepare um espaço em sua casa com tintas, papéis ou telas e faça pintura com os dedos para estimular a consciência tátil e se divertir com o seu filho.

Caixas sensoriais

Encha caixas com diferentes objetos: grãos de arroz, brinquedos, borrachas, entre outros e, com os olhos vendados, peça para o seu filho sentir com as mãos cada objeto e adivinhar o que é.

Caça ao tesouro

Esconda objetos pela casa e desafie seu filho a encontrá-los de acordo com as características em comum: primeiro os mais leves, depois os mais pegajosos, duros ou ásperos. E assim por diante.

Culinária

Uma ótima atividade de estimulação sensorial é cozinhar com o seu filho receitas que precisam usar as mãos — literalmente botar a mão na massa — como bolos, pão, biscoitos.

Pista de obstáculos

Crie circuitos com obstáculos — que podem ser móveis, tapetes, caixas, cadeiras e outros objetos — que exijam correr, pular, agachar, rolar e se equilibrar. Estabeleça limites de tempo e metas para aumentar a motivação.

Exercícios usando o peso do próprio corpo 

Comece com um aquecimento de 5 minutos e complete com séries de flexões, pranchas, abdominais e agachamentos. Termine com movimentos mais lentos para relaxar o corpo e incentive seu filho a fazer esses exercícios uma vez ao dia.

Imitações de animais

Rasteje como uma aranha, suba no sofá como um gato e incentive seu filho a imitar a maneira como os animais se movem.

Guerra de travesseiros

Faça uma luta de travesseiros à moda antiga ou uma corrida de sacos pela sala. 

Massagens corporais 

Pelo menos uma vez ao dia, faça massagem nos pés, nos braços, pernas e costas do seu filho, alternando os níveis de pressão para promover uma maior conscientização das partes do corpo.

Dança

Dançar ao som da música preferida do seu filho ou jogar videogames de dança são ótimas atividades sociais: divertidas e estimulantes. 

Pratique ginástica

A ginástica força o cérebro a trabalhar em coordenação com o corpo e ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras. 

Gostou das nossas dicas de atividades de estimulação sensorial na quarentena? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras famílias!

 

Referências:

POSAR, Annio  and  VISCONTI, Paola. Alterações sensoriais em crianças com transtorno do espectro do autismo. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2018, vol.94, n.4 [cited  2020-07-30], pp.342-350. 

MATIAS, Rayane CLASSE, Jéssica P. D. CAVALCANTI, Flavia R. R. SILVA, Angela C. D. A INTEGRAÇÃO SENSORIAL COMO ABORDAGEM DE TRATAMENTO DE UM ADOLESCENTE NO ESPECTRO AUTISTA. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6CCSDIRCPROBEX2013432.pdf

Dr Clay Brites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *