Como trabalhar o sistema sensorial no autismo

O sistema sensorial nos permite sentir os estímulos aos quais estamos expostos. Um som, uma claridade, um toque, um gosto, um cheiro. Podemos ter tudo isso em doses variáveis, mas controláveis. O autista pode ter alguma dessas sensações, mas de maneira excessiva; é o que chamamos de hipersensibilidade, uma condição que causa estranheza em quem não convive com uma pessoa que tenha autismo.

Entendendo o complexo sistema sensorial

O sistema sensorial, nesse caso, pode aumentar consideravelmente uma sensação sentida pelo autista. Para citar a vocês um exemplo, peguemos o caso de uma criança que tenha hipersensibilidade auditiva.  Segundo estudos, alguns pacientes de especialistas já relataram a capacidade de escutar uma conversa ou uma porta bater em um prédio vizinho. Sendo assim, é compreensível quando uma pessoa autista, com essa sensibilidade, pode ter alguma crise quando exposta a sons (tilintar de pratos, conversas, gargalhadas, etc) emitidos perto dela.

Outro exemplo que podemos dar é a hipersensibilidade do olfato. Quando uma pessoa autista sente um determinado cheiro, ela não tem a mesma percepção que a de uma pessoa sem o autismo. Por conta disso, o autista pode também reagir de formas variadas, dependendo do grau de autismo que ela tem.

Hipossensibilidades

Uma condição que também podemos citar aqui é a hipossensibilidade. Isto acontece quando a pessoa tem a sensibilidade de forma muito mais amena, levando algumas vezes a nem sentir aquilo que seu sistema sensorial poderia permitir: cheiro, som, etc.

Pesquisas apontam que a hipossensibilidade pode ser a hipersensibilidade ao extremo, uma vez que essa condição causaria um bloqueio total de algumas sensações.

Sensibilidades alternadas

Essa situação é mais complexa, pois se uma criança autista for hipersensível ao cheiro, ela pode ser hipossensível ao olfato, por exemplo. Outro caso que intriga a ciência é como esses sistemas sensoriais podem variar em questão de dias ou meses em uma mesma pessoa. Não há um consenso no meio científico que explique tal condição.

Trabalhando o sistema sensorial

Sempre salientamos aqui que o tratamento com uma equipe multidisciplinar é a melhor maneira de promover uma intervenção que desenvolva a qualidade de vida do autista.

Vale lembrar, no entanto, que é absolutamente errado tentar eliminar essas características da criança com autismo. Qualquer atitude de tentar diminuir tais sensibilidades ou ignorá-las pode aumentar o estresse do pequeno ou e do adulto autista também.

Uma sugestão que podemos dar, no caso das crianças, é brincar com seu filho. Estudos afirmam que o fato de imitar a criança reforça a interatividade social entre o autista e seus pais.  Pesquisadores alegam que essa técnica de imitação pode desenvolver a integração sensorial da criança.

Além disso, é importante salientar que terapeutas especializados devem orientar pais, familiares e profissionais, que terão contato com o autista, para promover uma qualidade de vida considerável.

É imprescindível ressaltar que a paciência e a informação são os melhores caminhos que podem ser tomados a fim de saber como lidar com isso.

Não se esqueça de procurar auxílio com especialistas.

Dr Clay Brites

  • Trabalho com crianças autistas e ao longo desse trabalho tenho lidado muito com crianças com sensibilidades alternadas, usando de vários recursos as mesmas estão melhor lidando com suas sensações.

  • Tudo que li é do meu convívio com meu sobrinho, que se chama Enzo Daniel. Ele tem todas essas dificuldades. É impressionante cada tempo ele celeciona um tipo de comida. Se estressa com alguns tipos de barulhos e aconvivencia social é escolhida.

    • Nalva são caracteristicas proprias do TEA que podemos estar ajudando,por isso é importante estar sempre atentos às informaçoes referentes ao assunto.

  • Tenho um neto autista, sinto dificuldades de interagir com ele apesar de nos darmos bem em geral. Gostei do esclarecimento que o texto trás porque é exatamente essas pequenas coisas que fazem a diferença para o entendimento e relação com ele. Obrigada.

    • Sandra acompanhe mais videos no site e no canal no you tube da neurosaber que voce terá mais informaçoes. Obrigada!

  • Gostei do artigo. Tenho um neto com 3 anos que é autista.
    Toda informação nos ajuda muito a lidar com situações e comportamentos dessas crianças.
    Obrigada.

    • Maria Madalena voce encontrará mais artigos, videos em nosso site sobre o assunto que te ajudarão.

  • Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o trabalho/livro de Kerri Rivera e Andreas Kalcker: “Curando os sintomas conhecidos como autismo”.

    Atenciosamente,

    Zenio.

    • Zenio é um livro escrito por um homeopata e a titulo de informação toda leitura é benéfica , até mesmo para podermos tirar conclusoes sobre o assunto.

  • Cada vez que leio mais sobre o Autismo, eu fico fascinada.Obrigado ao Neuro Saber,por nos ofertar estas informações com tanta competência. Ansiosa para botar em prática tanta coisa nova que venho aprendendo com vocês! Parabéns pelo nível das informações!

  • O autismo, pode ser adquirido ou é inato? Essas sensibilidade, pode ser restringida a seleção de alimentos por exemplo?

    • Fernanda existem muitos estudos sobre a causa do Autismo, o que devemos fazer é levar a criança com suspeita o mais precocemente possivel para um profissional habilitado que lhe dará os direcionamentos necessarios.

  • é importante saber um pouco mais sobre o autismo, o artigo trouxe para mim esta informação a mais, pois sou educadora e estou sempre buscando informações sobre alunos com necessidades educativas, uma vez que recebemos alunos com inclusão.

  • Muito interessante. Este assunto precisa ser mais estudado entre nós profissionais da educação e da psicopedagogia.

  • muito bom o estudo, gostaria de saber ser poderia mandar algum estudo relacionado a coordenação motora e exercício físico.

    • Clodoaldo pesquise em nosso site neurosaber que encontrará videos e lives gravadas que poderão lhe ajudar. obrigada

    • Obrigada! continue nos acompanhando em artigos , videos e lives já gravadas e disponiveis no site e pelo facebook aos domingos.

  • Muito pertinente a informação apresentada. Principalmente para trabalhar em formações de educadores em potencial(professores, coordenadores, famílias, cuidadores, estudantes…)
    Sugiro dar continuidade ao tema.
    Sidenise Estrelado

    • Sidenise voce encontrará em nosso site varios videos que ooderão ser utilizados para essa formação. Obrigada!

  • E de fundamental importância ter acesso a esses artigos, pois hj é mais frequente a socialização de crianças e jovens com autismo e isso nos ajuda a entende-los, e assim podermos interagir co os mesmos.

  • O texto é muito bom e real , o Autista é segundo minha experiencia com aluno uma pessoa com uma grande carência de comunicação Verbal e Afetiva ,pois suas reações quando trabalhada esta carência eles tem uma resposta muito positiva . inclusive com mudança de atitudes .é muito importante trabalhar sua Motricidade Fina usando instrumentos que contribuam para sua atividade ser melhor desenvolvida. Também é muito interessante desenvolver o seu interesse por atividades simples que lhe proporcionaram um maior interesse pelo mundo fora de sua individualidade e lhe de mais segurança para sair de seu mundo do silencioso e individual .O Altista precisa muito ser solicitado o tempo inteiro para que ele saia de seu mundo individual isso lhe motiva a participar do nosso mundo .

  • Excelente texto e me ajuda muito. É impressionável a sensibilidade de um autista em todos os sentidos. Tenho um filho com espectro autista e a cada dia aprendo com ele.

  • Tenho um aluno autista e montei um plano de AEE para trabalhar o sistema sensorial mas, estou precisando de embasamento para enriquecer as atividades.

    • Solange em nosso site temos varios videos, lives que poderão te auxiliar e continue nos acompanhando nos proximos artigos.

    • Obrigada Lucy! voce poderá ter mais informaçoes nas aulas disponiveis no canal do youtube e nos site da neurosaber.

  • Poxa!!! Acho muito interessante o curso, mais preciso de certificados para concursos públicos nesses casos títulos de cursos 80hs ou mais.
    Vcs poderiam pensar nessa possibilidade .
    Agradeço!!

  • MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES RIQUISSIMAS QUE POSSO TER AQUI NO NEUROSBER. FIQUEI SENTIDA DE TER PERDIDO A SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DO TEA.

    • UILMA obrigada! voce poderá acompanhar mais informaçoes em nosso site, nas lives já gravadas e nos proximos artigos.

  • Desculpe, mas esse artigo não me ajudou. Meu neto é extremamente sensível a ruidos e não sei como ajudá-lo, nem os profissionais que procurei.

    • Raquel convido voce a acompanhar os videos, as lives gravadas aos domingos às 21h referentes ao TEA que ficam à disposição no site da neurosaber e mais artigos que virão.

  • No caso de imitar a criança é agir como ela, mesmo sendo uma situação que consideramos anormal?
    Bem creio que é buscar entrar no universo dela para poder estimulá-lo a interação e participar de outras atividades sejam elas recreativas quanto pedagógica que envolve a leitura ou escrita, jogos, etc.
    Trabalhei com um aluno autista e não tive informações prévias, primeiro fiz a observação, ele só gostava de ficar deitado no chão, arrumei um pequeno tatame de EVA e para trabalhar a comunicação com ele e introduzir um conteúdo de acordo o seu desenvolvimento, passei a deitar no tatame com ele e passei a acrescentar elementos juntos com seus brinquedos, ai trabalhei com cores números letras e assim consegui que ele sentasse na cadeira e desenvolver atividades na mesa. Não tive ajuda de um profissional, só das pesquisas feitas na internete.

    • Parabens José! sua sensibilidade fez com que alcançasse seu objetivo.Temos que estar atentos aos caminhos que poderão nos levar ao desenvolvimento de nossos alunos.

  • Muito importante essas informações para auxiliar meu trabalho com os alunos autistas, sou professora do AEE e tenho dificuldades ainda com essa clientela, gosto e acho importante está sempre em busca de conhecimento que possam me ajudar a melhorar minha prática.

  • Segundo os pesquisadores a importância da parceria da família e dos profissionais que orienta que tem que ter uma interação entre a família o pai e o filho e imitar e brincar, envolvendo no meio social. Esse curso esta sendo de suma importância pra o meu trabalho.Parabéns!!!!

  • Este texto é de grande importancia para auxiliar no trato com alunos que apresentam o espectro autista .Para o professor no dia a dia é muito válido saber e conhecer as necessidades especiais do aluno pois nem sempre o professor está preparado para lidar com tal situação.

    • Obrigada! continue acompanhando nossaos artigos, os videos e as lives pelo facebook aos domingos às 21h.

  • O texto é muito interessante,precisamos buscar novos conhecimentos para assegurar uma boa prática pedagógica.

  • desculpa não vou deixar uma resposta, vou lhe fazer uma pergunta.
    É correto um profissional forçar um criança autista ainda com comprometimento de agressividade se agredir?
    Dizendo que é manhosa

    • Talitha está havendo algo de errado pois uma criança com TEA necessita de ajuda quando apresenta agressividade.

  • Bom dia ! Gostei muito de todas as informações que recebi de todos vocês até agora sobre o autismo.Sou professora do AEE no interior do Ceará e tenho três alunos autistas cada um com um grau diferente e tenho uma certa dificuldade de trabalhar com eles. Suas informações são de grande valia para meu trabalho.trabalho. Parabéns pelo brilhante trabalho que vocês vem fazendo para ajudar as pessoas a conhecer e saber trabalhar e interagir com a pessoa autista.

    • Obrigada! continue nos acompanhando nos proximos artigos, no you tube e nas lives de domingo às 21h

  • Muito boa a materia preciso muito aprender sobre o autismo tenhi um netinhi de tres anos com autismo leve mas eu o amo intensamente me envie todo material sobre autismo desde ja agradeço

    • Ola Ozias! voce poderá estar acessando nossos artigos já postados no site, no you tube e nas lives pelo facebook aos domingos sobre autismo. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *