Especialização em Autismo — conheça 3 cursos importantes

Se você é pai, professor ou profissional da área da saúde, precisa conhecer esses 3 cursos de Especialização em Autismo. Aprenda mais e contribua no desenvolvimento das crianças com TEA.

Crianças com TEA — Transtorno do Espectro Autista — demonstram sinais e sintomas logo nos primeiros meses de vida. Não mantêm contato visual, não apontam o dedinho e, com cerca de um ano, se interessam mais por objetos do que por pessoas e não reagem muito a algumas brincadeiras dos pais.

As crianças com autismo têm dificuldades na interação social e os pais logo percebem — no primeiro ano de vida — que seu filho pode não interagir ou evita o contato social. Quando ingressam na escola, podem ter dificuldade em interpretar as falas do professor, na aprendizagem e no convívio com os colegas.

O diagnóstico de TEA é clínico e se dá pela observação do comportamento da criança e conversas como os pais. Como os sintomas se manifestam antes dos 3 anos, pode ser feito precocemente por volta de 1 ano e meio, o que favorece muito o seu desenvolvimento.

Escrevemos este artigo com sugestões de 3 cursos de Especialização em Autismo para que você aprenda mais sobre o TEA e possa ajudar a criança com o transtorno a se desenvolver melhor.

Método ABA e método TEACCH

Antes de citar os cursos, quero que você conheça duas metodologias de ensino: o método ABA e o método TEACCH, para que possa escolher aquele que mais se identifica.

Método ABA

ABA é a sigla em Inglês para Applied Behavior Analysis; em português, Análise do Comportamento Aplicada. Trata-se de uma abordagem da psicologia para compreensão do comportamento, que vem sendo usada para atender crianças com TEA.

Nesse método, a intervenção com a criança abrange atividades em todos os ambientes que ela frequenta, incluindo escola, casa e outros ambientes de lazer. O objetivo é integrá-la a sua comunidade.

O método ABA é usado para apoiar crianças com TEA e visa: aumentar comportamentos nas tarefas e interação social, ensinar novas habilidades, manter comportamentos — autocontrole e auto monitoramento — generalizar comportamentos de determinadas situações, reduzir comportamentos de autolesão ou estereotipias, entre outros.

Método TEACCH

O método TEACCH – Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children, ou Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação é um programa educacional e clínico.

Com foco na abordagem psicopedagógica, avalia as crianças para encontrar seus pontos fortes, interesses, dificuldades e assim, criar um programa individualizado.

O objetivo é adaptar o ambiente para que a criança com TEA tenha mais facilidade para compreender os locais que frequenta. Também ajuda a organizar as tarefas a fim de contribuir com a independência da criança na escola, na maior parte do tempo.

Cursos Online de Especialização em Autismo

Agora que você já conhece um pouco as metodologias usadas nos cursos, listamos 3 Cursos Online de Especialização em Autismo direcionados a pais, professores e profissionais que trabalham com crianças com TEA. Confira!

Guia ABA

O GUIA ABA é um programa desenvolvido pelo psicólogo Felipe Tardem, psicólogo e especialista em ABA, com o objetivo de orientar profissionais da educação e saúde, e também pais, a sobre a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores. Você vai entender como o ABA pode promover comportamentos desejáveis e reduzir comportamentos indesejáveis, gerando repertórios com uma variedade de habilidades. O certificado do GUIA ABA é de 50 horas.

PROTEA

O PROTEA (Programa Especializado em Transtorno do Espectro Autista) é um curso desenvolvido pelo Dr. Clay Brites, pediatra e neuropediatra, com o objetivo de orientar profissionais da educação e saúde sobre tudo que envolve o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O curso, que é totalmente online, abrange desde o histórico e definição do TEA até os processos de intervenção. Se você acredita que entender mais e profundamente sobre o autismo vai te ajudar a melhorar seus atendimentos clínicos, te apoiar na intervenção com alunos na escola ou mesmo entender melhor seu filho, o PROTEA é para você.

PENNSA

O Pennsa vem ao encontro principalmente daqueles profissionais que fizeram uma pós graduação ou várias e não se sentem preparados para o atendimento clínico, isso porque na pós graduação cada final de semana é uma aula com um professor diferente, não havendo uma sequência organizada de conteúdos e um continuamento de pensamento. Assim muitas informações ficam desorganizadas. Aqui no Pennsa conseguimos alinhar os conteúdos de forma hierárquica, baseado em conhecimentos científicos, numa linguagem clara e com aplicabilidade prática!

Dr Clay Brites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *