O que é ABA e quais suas características?

Você sabe o que é o ABA e como esta ciência pode ajudar seu filho, paciente ou aluno?

A análise do comportamento aplicada, muito conhecida pela sigla ABA, é uma área de conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios básicos da ciência da Análise do comportamento. Ao longo de mais de 50 anos de pesquisas científicas, controladas e confiáveis, foram descobertos diversos princípios básicos que influenciam o comportamento humano. Por exemplo, foi descoberto que diferentes tipos de consequências aumentam ou diminuem a probabilidade de comportamentos ocorrerem no futuro. Também foi descoberto que diferentes tipos de condições antecedentes, motivadoras ou não, aumentam ou diminuem as chances de determinados comportamentos ocorrerem.

A partir desses e de outros princípios, que serão explicados de forma intuitiva posteriormente, uma série de tecnologias foram elaboradas para desenvolver repertórios comportamentais saudáveis e eficazes nas mais diversas populações. Vocês notaram que até agora não mencionamos nada de autismo? Pois é, a Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, pode ocorrer com diversas populações e em diversos contextos! Onde houver comportamento humano, ali pode haver ABA.

Assista nosso vídeo:

A ABA não é um método ou pacote de intervenções fechado, ela é uma área de investigação e aplicação dinâmica que evolui na medida em que novos princípios comportamentais são descobertos por meio de pesquisas científicas da Análise do Comportamento. Tudo bem, mas onde entra o autismo? Um dos principais processos comportamentais estudados pela Análise do Comportamento, como um todo, é a aprendizagem. O conceito de aprendizagem também será abordado de forma intuitiva posteriormente.

Quando falamos de autismo, estamos diante de um diagnóstico baseado em déficits e excessos comportamentais, por exemplo, ausência de comunicação. Ah, nós também vamos recapitular quais os critérios diagnósticos ao longo dos vídeos. Quando falamos de déficits e excessos comportamentais, nós pensamos em formas de desenvolver tais déficits e diminuir tais excessos. Acontece que anos de pesquisa sobre os princípios envolvidos na aprendizagem de novos comportamentos coloca a ABA em uma posição privilegiada para desenvolver estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores. Não deixe de conferir nossas aulas e aprender estratégias de ensino que você poderá desenvolver junto às pessoas com autismo que você tem contato.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e se inscreva na nossa aula online e gratuita que daremos dicas para pais, professores e profissionais, será no dia 20 de julho às 20:30, horário de Brasília.

Estaremos ao vivo dando uma aula exclusiva e inédita!

Por: Felipe Tardem – Psicólogo Especialista em ABA

  • Elderly focuses are actually innovating to be able to reveal a brand new check out involving getting older in which encourages individuals many function, explained Adam Firman, chief executive along with BOSS of this Domestic Local authority or council with Getting older. Linking old parents along with significant livelihood and also offer options available, as well as expanding their own the ways to access beneficial gains along with methods. Marblehead Authorities upon The aging process had been identified through 1969 and healthinsurance advising, dinners, transport, offer possibilities and also healthiness tests, info not to mention information.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *