O que é Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

O Transtorno do Espectro Autista, ou simplesmente Autismo é um assunto complexo, e necessita de uma análise particular em cada criança e/ou pessoa. No entanto, há aspectos básicos para que se possa compreender de forma clara este conceito. Afinal, o que caracteriza o autismo? Qual sua definição? É o que veremos a seguir.

 

 

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Antes de se falar em autismo, há um termo denominado Transtornos Globais de Desenvolvimento, que indicam algumas características relacionadas ao autismo, como por exemplo, dificuldades de se socializar, atraso de linguagem e comunicação e também comportamentos agressivos.

Toda criança ou indivíduo que se englobe neste conceito passa por um comprometimento intelectual que, por sua vez, compromete seu desenvolvimento e evolução nas esferas social e acadêmica.

Autismo

Dito isto, podemos definir o autismo como uma síndrome comportamental que apresenta sintomas básicos como:

  • Dificuldade de interação social;
  • Déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo;
  • Padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.

Ao identificarmos estas 3 características básicas é possível definir e diagnosticar o autismo.

Pesquisas e estudos sobre o autismo

A palavra foi utilizada primeiramente pelo pesquisador Bleuler, em 1911, significando a perda de contato com a realidade. O termo refere-se às crianças pesquisadas, que viviam num mundo próprio, dentro de si mesmas, daí a raiz “auto” (voltado para si próprio).

Posteriormente, Kanner publica os primeiros artigos, apontando a questão do autismo presente em 11 crianças, no ano de 1943. No ano seguinte, Asperger publica estudos onde as crianças com autismo apresentavam certa desenvoltura cognitiva e inteligência normal.

Nos dias atuais, a comunidade médica observa o autismo com maior complexidade, com múltiplas etiologias com graus variáveis.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em 3 graus atualmente: autismo leve, autismo moderado, autismo severo.

Dúvidas sobre o autismo? Deixe nos comentários que responderemos para você!

  • MEU FILHO FOI DIAGNOSTICADO COMO AUTISTA LEVE. ÀS VEZES, ME SINTO SOZINHA, POIS QUASE NÃO VEJO NEM SINTO QUE AS ESCOLAS ESTÃO PREPARADAS PARA LIDAR. GOSTARIA DE SABER COMO EU MÃE POSSO CONTRIBUIR PARA ELE CRESÇA E SE DESENVOLVA.

  • Ótimo artigo. Trabalho numa escola publica como professora auxiliar de um menino autista de 7 anos e tenho muitas duvidas de como seria a melhor maneira de ajuda-lo. o autismo dele foi detectado somente após os 4 anos de idade,ele não fala,não consegue realizar nenhuma tarefa proposta pela professora e também tem dificuldade em permanecer na sala de aula. Possui aversão a sons de vozes,alarmes,qualquer barulho um pouco além do normal. Gostaria de sugestões para ajuda-lo .

  • Meu filho foi diagnosticado com TGD ñ tem dizendo que tipo de altismo ele tem eu entendo muito pouco sob o caso e estou estudando mais pra poder cuidar do meu filho,queria saber o prq eles ñ classificaram o grau de altismo qie meu filho tem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *